RELEMBRE OS 8 TITULOS MUNDIAIS
Relembre os 8 titulos mundiais de Leandro Lo Pereira do Nascimento, mais conhecido como Leandro Lo, nasceu em 11 de maio de 1989 na Zona oeste da capital Paulista. Começou a treinar Jiu Jitsu em 2004 com 14 anos de idade na PSLPB Projeto Social Lutando pelo Bem, do grande professor Cicero Costha.
Leandro Lo construiu uma das mais vitoriosas carreiras do Jiu Jitsu, vencendo 8 vezes o campeonato Mundial de Jiu Jitsu da IBJJF. Além de vários outros titulos. Relembre como foram todas as vitórias de Leandro Lo no campeonato mundial de Jiu Jitsu.
VÍDEO DOS 8 TITULOS MUNDIAIS DO LEANDRO LO
Campeonato Mundial IBJJF – 2012
No Mundial de 2012, que aconteceu na Califórnia, Leandro chegou com o status de “temos que ficar de olho nesse cara, porque ele vai incomodar”. Afinal, Leandro já tinha vencido o GP de leves da Copa Pódio, o Campeonato Brasileiro com e sem quimono, foi campeão do World Pro em Abu Dhabi e campeão do Pan-Americano. A cereja do bolo, que era o Mundial da faixa preta, ele ainda não tinha ganhado. Neste Mundial, ele lutou na categoria LEVE, até 76 kg de quimono.
Em suas primeiras lutas, ele já mostrou a que veio e fez uma campanha impressionante. Ele enfrentou Alessandro Ferreira e venceu por 23 a 0. Depois, enfrentou Theodoro Canal e venceu por 26 a 4. Em seguida, enfrentou Rodrigo Caporal e venceu por 21 a 0.
Na semifinal, ele enfrentou Roberto Satoshi e venceu por 7 a 2. Além disso, na final, ele enfrentou outra lenda, que, aliás, na época ainda não era lenda, a estrela da Alliance, Lucas Lepri. Foi uma luta muito disputada, e Leandro, conforme, venceu por 1 a 0 nas vantagens obtidas em uma quase raspagem. Assim, tornou-se, então, pela primeira vez campeão mundial faixa preta de Jiu Jitsu.
Campeonato Mundial IBJJF – 2013
No mundial de 2013, já com o status de campeão mundial ele veio para repetir o feito de 2012, e meus amigos, não foi diferente.
Na primeira luta, ele já avançou para as quartas de final, e enfrentou Vinicius Marinho, a quem venceu por 6 a 2. Na semifinal, reeditando a final do ano anterior, ele enfrentou novamente Lucas Lepri e mais uma vez venceu por 1 vantagem. E, na grande final, teve pela frente outro grande nome da Alliance, Michael Langhi. Em uma luta também disputadíssima, quando faltavam apenas 45 segundos para o final do combate, Leandro Lo realiza uma raspagem e vence por 2 a 0, tornando-se assim bicampeão mundial de Jiu Jitsu.
Campeonato Mundial IBJJF – 2014
No ano de 2014, Leandro decide dar um passo importante em sua carreira, ganhando um pouco de peso, e opta por disputar o Mundial na categoria médio, com limite de até 82,3 kg de quimono. Assumindo uma categoria à qual não estava acostumado a lutar, no entanto, meus amigos, isso não fez diferença para ele.
Na primeira luta, ele enfrentou o atleta chamado Kawazoe e venceu por 28 a 0. Em seguida, na próxima luta, enfrentou Tulio Rosario e venceu por finalização, aplicando um estrangulamento cruzado da montada. Avançando para as oitavas de final, enfrentou Sean Roberts e venceu por 6 a 0
Nas quartas de final, ele enfrentou Victor Silvério, em uma luta muito dura, e venceu nas vantagens. Na semifinal, enfrentou Victor Estima e em um verdadeiro lutasso venceu por 7 a 2.
E na final, ele enfrentou o craque da Gracie Barra, Otavio de Souza, e venceu por 9 a 6, sagrando-se tricampeão mundial de Jiu Jitsu.
Curiosamente, a primeira foto publicada no Instagram de Leandro Lo é justamente uma foto em que ele comemora a vitória nessa luta.
Campeonato Mundial IBJJF – 2015
O ano de 2015 marcou Leandro Lo como uma estrela em ascensão. Ademais, além de ser tricampeão mundial, ele já colecionava inúmeros outros títulos. E, aliás, mais uma vez, ele subiu à pirâmide para brilhar. Dessa vez, na categoria Meio Pesado, sim, Leandro subiu novamente de categoria. Conquanto, agora, ele iria lutar até 88,3 kg de quimono.
Na primeira luta, já válida pelas quartas de final, ele enfrentou Matheus Diniz da Alliance e venceu por 4 a 0. Além disso, na semifinal, enfrentou Renato Cardoso e venceu por 15 a 2. E, posteriormente, na grande final, ele enfrentou o craque da Alliance, Tarsis Humphreys, e venceu por 7 a 0. Portanto, tornando-se, então, tetracampeão mundial de Jiu Jitsu.
Aqui vale um adendo: ele já vinha disputando o absoluto do Mundial há algum tempo, e em 2015 foi a primeira vez que ele chegou à semifinal do absoluto. Nessa ocasião, ele fez uma baita luta, mas foi parado por Bernardo Faria, que, neste ano, foi campeão mundial absoluto.
Após vencer esse mundial Leandro postou o seguinte nas suas redes sociais:
“Estou muito feliz tetra campeão mundial! Queria agradecer a todos que estão sempre comigo, e a todos que estão sempre na torcida mandando muita energia positiva, isso me ajuda muito e me deixa muito feliz para lutar, muito obrigado! Oss”
Campeonato Mundial IBJJF – 2016
Em 2016, Leandro manteve-se lutando como meio pesado e, no Mundial, nas oitavas de final, enfrentou Charles Negromonte e venceu por 8 a 0. Nas quartas de final, teve pela frente a pedreira da Alliance, Matheus Diniz, e venceu por 7 a 0. Na semifinal, enfrentou o americano Keenan Cornelius em uma luta disputadíssima, conquistando a vitória por 4 a 2. E, na grande final, ele encarou a estrela da Gracie Barra, Romulo Barral. Em mais uma atuação perfeita, logo no início, aos 34 segundos de luta, Leandro conseguiu uma raspagem, abrindo 2 a 0 no placar. Aos 2 minutos e 15 segundos, ele passou a guarda de um dos guardeiros mais habilidosos do Jiu Jitsu, ampliando a vantagem para 5 a 0, garantindo assim o seu QUINTO título mundial de Jiu Jitsu.
Nas redes sociais em comemoração ao seu quinto titulo, Leandro postou o seguinte:
“Penta campeão mundial! Estou muito feliz com meu desempenho no campeonato e muito feliz que consegui 5 anos seguidos.E queria agradecer Romulo Barral pelo exemplo de atleta e pelo carinho que teve comigo na final, fiquei muito feliz, sem palavras muito obrigado.Queria agradecer a todos pela torcida e pelas mensagens, a minha família, minha namorada que foi me assistir, Meus parceiros de treino da Nsbrotherhood que me ajudam muito, meus alunos. Meu patrocinador”
Campeonato Mundial IBJJF – 2017
No ano de 2017 Leandro novamente subiu de peso, disputando desta vez o mundial na categoria pesado até 94,3kg , e meus amigos, ele chegou nas final tanto da categoria e quanto do absoluto.
Na final da categoria, ele enfrentou Nicholas Meregali, e em uma luta bem disputada nicholas levou a melhor raspando e vencendo por 2 a 0. E na final do absoluto ele enfrentou o um grande amigo, Marcus Almeida Buchecha. Eles realmente saíram na porrada, Leandro chegou a estar ganhando abriu 2 a 0, mas logo em seguida buchecha empatou. No final, 2 a 2 no placar, 1 a 1 nas vantagens, buchecha acabou levando a a melhor, por que o Lo tinha uma punição. Ao final da luta, em uma cena bem engraçada os dois caíram exaustos no tatame, ficando ai por algum tempo, tamanha foi a entrega dos dois na luta.
Este foi o primeiro ano desde 2012, que Leandro acabou saindo da pirâmide com uma medalha de ouro no peito.
Campeonato Mundial IBJJF – 2018
O ano de 2018 chegou, e Leandro novamente, saindo da zona de conforto, dessa vez ele se inscreveu na categoria Super Pesado, até 100,5 kg de kimono, só tem cavalo.
Na primeira luta da categoria, ele enfrentou Rodrigo Ribeiro venceu nas vantagens, na semi final ele enfrentou Nelton Pontes venceu por 2 a 0 e chegou na final contra Mahamed Aly.
E, no desenrolar da campanha do absoluto, em sua primeira luta, ele enfrentou Luiz Panza e venceu por 2 a 0 com uma raspagem. Posteriormente, na semifinal, enfrentou Victor Honorio e, em uma luta muito disputada, faltando 7 segundos para o final, ele realiza uma pegada de costas digna de cinema e venceu por 4 a 0, garantindo assim a vaga na final do absoluto. Surpreendentemente, teve que enfrentar novamente o seu amigo, Marcus Buchecha.
Na final do peso, contra Mahamed Aly, ocorreu um movimento de luta no qual Aly tentou entrar com uma queda. Inesperadamente, Lo acabou apoiando o braço no chão e deslocou o ombro. Ele recebeu atendimento médico, onde os médicos reposicionaram o ombro. Contudo, ao voltar para a luta, o ombro saiu do lugar novamente e ele teve que desistir do combate.
Com a lesão, Lo acabou perdendo o titulo da categoria, e ficando impossibilitado de lutar a final do absoluto.
Foi então, no momento de anunciar o campeão absoluto ao público, que tivemos uma dessas cenas que normalmente só vemos em filmes. Marcus Buchecha, amigo pessoal de Leandro, abriu mão do título que venceria sem lutar, em função da lesão de Lo. Assim, o árbitro levantou o braço de Leandro, que foi consagrado como campeão mundial absoluto, para surpresa até do próprio Leandro Lo.
Com este título do mundial Absoluto, Leandro chegou ao seu sexto titulo mundial de Jiu Jitsu.
Campeonato Mundial IBJJF – 2019
A lesão séria no ombro não foi motivo para Leandro parar. Em 2019, quando todo mundo achava que ele dificilmente voltaria ao mundial com reais condições de vencer, foi que Leandro surpreendeu todos novamente.
Dessa vez, ele voltou para a categoria pesado e fez uma boa campanha. Na primeira luta, ele venceu Dominique Bell por 17 a 0, e na segunda luta, enfrentou Jackson Souza, vencendo por 2 a 0. Na semifinal, enfrentou Vinicius ‘Trator’ que acabou sendo desclassificado, com isso, Leandro avançou para a final contra Kaynan Duarte.
No embate contra Kaynan, Lo acabou perdendo por 5 a 3, porém, alguns meses depois, a USADA, órgão responsável pelos exames antidoping, informou que Kaynan Duarte foi pego no exame. Com isso, ele perdeu o título conquistado em 2019, o que fez com que Leandro assumisse o posto de campeão, recebendo assim o seu sétimo título mundial de Jiu Jitsu.
Já no absoluto de 2019, Leandro mais uma vez fez uma ótima campanha. Na primeira luta, venceu Gustavo Dias por 5 a 0. Nas quartas de final, enfrentou Luiz Panza e finalizou com um triângulo das costas. Na semifinal, enfrentou Keenan Cornelius e venceu na decisão dos árbitros, chegando então na final e novamente contra o seu amigo, Marcus Buchecha.
Dessa vez, foi a vez de Leandro retribuir o presente que recebeu em 2018, e ele abriu mão da disputa, e buchecha se tornou campeão.
Na postagem nas redes sociais depois do mundial, Leandro postou o seguinte:
“Mais um mundial, e mais uma guerra que lutei, tentei da meu máximo em todas as lutas. conseguir fechar o absoluto com meu irmão Marcus Buchecha que me deu o título o ano passado, e esse ano consegui fechar e retribuir o título. E perdi a final do peso pesado. Esse ano eu me senti como se fosse meu primeiro mundial, minha carreira deu uma grande renovada, minha vontade de treinar e competir está igual no começo quando peguei a faixa preta. Queria agradecer muito a todos que torcem por mim pelo carinho e mensagens, muito obrigado mesmo, você me motivam a continuar firme.”
Campeonato Mundial IBJJF – 2022
O mundial de 2022, começou com Leandro sendo questionado.
Depois do Mundial de 2019, Leandro acumulou uma sequência de resultados que, infelizmente, não foram tão bons, algo nunca antes visto em sua carreira. Ele acabou perdendo em alguns campeonatos, sem mesmo chegar na final. Já no Mundial de 2021, no pós-pandemia, que aconteceu em dezembro, ele optou por não disputar o absoluto. Na sua categoria, acabou ficando em terceiro lugar, um resultado que, em mundiais, nunca tinha acontecido na carreira de Leandro.
Leandro inicia sua caminhada no mundial, lutando contra Rafael dos Anjos torres, e consegue uma finalização estrangulando com a lapela.
Nas quartas de final venceu André porfirio por 4 a 0
Na semi final ele enfrentou Bruno Lima e venceu por 2 a 0, garantindo a sua vaga na final.
E, na final, ele enfrentou Isaque Bahiense e, meus amigos, faltando exatamente 4:59 minutos para o final da luta, Leandro aplicou aquela que era a sua técnica favorita, a qual marcou diversos momentos de sua carreira: a famosa baiana. Ao derrubar Isaque, ele recebeu os 2 pontos que lhe deram o seu oitavo título mundial.
Na postagem em comemoração ao seu 8 titulo mundial, Leandro escreveu o seguinte:
“8x campeão mundial IBJJF. O meu terceiro título no meio pesado, estou muito feliz é uma alegria que não cabe no peito rs. Queria agradecer a todos pelo carinho e pela torcida, vocês fazem toda diferença, eu só tenho agradecer vocês por sempre acreditar em mim. Agradecer minha familia, minha equipe NsBrotherhood, meus amigos. Agradecer meu patrocinador KingzKimonos pelo suporte. Nunca passou pela minha cabeça desistir, não existe limites pra quem faz as coisas com amor, não ganha o melhor nem o mais preparado, e sim o que está com mais vontade. Cair e levantar é a sensação mais maravilhosa da vida., Por isso que não tenha medo e nunca desista!👊 O guerreiro de fé nunca gela!”
Tudo o que Você Precisa para Evoluir no Jiu Jitsu
🎯 Domine o Jiu Jitsu: A Arte Suave Descomplicada
Quer evoluir no Jiu Jitsu de forma prática e eficaz? Com meu curso Domine o Jiu Jitsu, você terá acesso a um treinamento completo que vai do nível iniciante ao avançado, com técnicas, conceitos e todo o suporte para desenvolver uma base sólida. Clique e descubra como esse curso pode transformar sua jornada na arte suave!
⛩️ Camisetas de Jiu Jitsu:
Exiba seu amor pelo Jiu Jitsu com estilo. Veja as opções exclusivas em Harai Camisetas.
🥋 Kimonos e Rash Guards com Desconto
Equipe-se com produtos de alta qualidade! Ao acessar este link da Braus, seu desconto é aplicado automaticamente. Ou use o cupom muitomaisacaojiujitsu.
🧃 Suplementos para Lutadores:
Mantenha sua energia e recuperação em dia com os melhores suplementos. Confira as opções em Suplementos para Lutadores.
🎯 Torne-se um Membro do Canal
Quer acesso a conteúdos exclusivos e benefícios? Seja membro do canal e faça parte da comunidade que mais cresce.
📚 Livros Essenciais para Lutadores:
Aprenda com as lendas! Confira os livros que recomendo para entender a história, as técnicas e o mindset dos grandes mestres do Jiu Jitsu.
- Gracie Jiu Jitsu (Hélio Gracie)
- Respire – Uma vida em Movimento (Rickson Gracie)
- Dieta Gracie – O Segredo dos Campeões
- Carlos Gracie – O Criador de uma Dinastia
💪 Fortaleça sua Pegada:
A pegada é fundamental no Jiu Jitsu. Fortaleça-a com os equipamentos ideais:
📖 E-book Grátis – A Origem do Jiu Jitsu
Quer entender a história e a evolução do Jiu Jitsu de forma rápida e prática? Baixe agora o nosso e-book A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil.
Conecte-se com a Nossa Comunidade:
📷 Nosso Instagram
📲 Nosso Telegram
🌎 Nosso Site
Aproveite cada um desses recursos para enriquecer sua prática e estar sempre um passo à frente!