regra do adcc

A SURPREENDENTE REGRA DO ADCC

Adcc chegando, o maior evento de luta agarrada do mundo, com lutas épicas, e é claro o nosso jiu jitsu sempre sendo muito bem representado, e se você quiser saber como funcionam as regras de grande evento e quais são as grandes diferenças para as regras do nosso jiu jitsu, este post é pra você!

 

HÍSTORIA DO ADCC

 

E ai guerreiros, tudo certo? Eu sou o
Jaime do Muito Mais Ação Jiu Jitsu, e hoje, vamos falar sobre o ADCC.

Se você ainda não sabe o que é o ADCC, caiu de
paraquedas aqui, corre nesse post aqui, que eu
conto o que é o ADCC e a origem do ADCC!! Eu sugiro muito você dar uma olhada,
porque é um tema que você vai ouvir falar muito esse ano.

Mas, se você já é escolado, já está
ligado no que é o ADCC, mas está afim de entender as regras desse evento, esse post
é o seu lugar.

 

REGRAS DO ADCC

 

Eu tive acesso ao livro de regras
diretamente da organização do evento, e eu vou explicar aqui pra vocês quais
são e como funcionam as regras do ADCC, quais os critérios para vitória, quais
os tempos de luta, quais as técnicas permitidas, quais as técnicas ilegais,
qual a pontuação e quais as punições.

 

COMO FUNCIONA O ADCC?

 

O ADCC esse evento gigantesco, a gente
pode dividir em duas grandes etapas

A primeira delas, que é dívida em
várias mini etapas, são os trials, são as seletivas, o ADCC organiza
seletivas ao redor do mundo, e quem vence a seletiva, se classifica para o
evento principal

A segunda grande etapa, é o evento
principal do ADCC, que é o World Championship, o mundial do ADCC. Este acontece
a cada 2 anos, e também acontece em algum lugar do mundo. Já aconteceu no
brasil, na china, na Finlândia, na Espanha, na Inglaterra, nos Estados Unidos,
e é claro nos emirados árabes.

 

COMO LUTAR O ADCC?

 

Esta pergunta muitos já me fizeram, e
eu respondo! É simples, mas atente-se que eu disse simples, não falei que é fácil!

Para lutar as seletivas, basta você se
inscrever, siga o ADCC nas redes sociais, e fique ligado, na seletiva mais
próxima de você, se inscreva e lute, simples assim.

Ah Jaime, e como eu faço para lutar o
evento principal? O mundial do ADCC?

Existe basicamente duas maneiras de
você lutar o mundial do ADCC, a primeira delas, e vencendo uma seletiva, se
você for homem, em tese é mais fácil, por que basta vencer qualquer seletiva
que você estará classificado, mas se você for menina, nem todas as seletivas
classificam diretamente para o evento principal, então tem que ficar ligada.

Vencendo uma seletiva que dá a vaga
para o evento, você terá o direito de vaga + passagem + hospedagem.

A segunda maneira de se você lutar o
evento principal do ADCC, é ser convidado pela organização do evento. Os
critérios usados pela organização do evento, não são divulgados abertamente é
obvio, mas boas apresentações em seletivas mesmo sem vencer, engajamento com o público,
bons resultados em eventos de jiu jitsu com e sem kimono de Wrestling, de judô
e até de MMA, com toda a certeza são bem avaliados.

Então, mesmo que você lute uma seletiva
e perca, se você fez uma boa campanha, foi pra cima e saiu na porrada, você
ainda tem chances de ser convidado pelo evento.

 

VISÃO GERAL DAS REGRAS DO EVENTO

 

  • Kimono e sapatilha de luta-livre são
    opcionais.
  • Não são permitidas substâncias
    escorregadias no corpo ou na roupa.
  • A área de luta é de 10 m2, não há
    grade ou cerca.

– Se os lutadores saírem desta área, o
árbitro irá reiniciar o combate no centro da área de luta, na mesma posição que
eles estavam anteriormente, quando saíram do tatame. Exatamente quando o
árbitro mandou parar a luta sob o comando: “parou!”, se os lutadores estavam de
pé sem nenhuma posição encaixada, eles irão recomeçar um de frente para o outro
no centro da área de luta. Se um competidor tiver qualquer pegada estabelecida
antes do árbitro dizer para parar, os atletas irão retornar na mesma posição.

 

CRITÉRIOS DE VITÓRIA

 

Para alguém vencer uma luta no ADCC,
existem 3 maneiras:

  •         Finalização
  •         Pontos
  •         Decisão dos juízes

 

É considerada finalização ou desistência:

Quando o competidor bater com a palma
das mãos duas vezes no chão, em si próprio, ou no corpo do adversário, ou ao
bater com os pés no chão, caso tiver com os braços presos.

Ou então quando o competidor anunciar
verbalmente sua desistência, pedindo a interrupção da luta. (ao dizer “deu” ou
“parou”) importante: gritar ou gemer por razão de algum golpe encaixado, não
levará ao término da luta.

O arbitro também pode interpretar que
se existir alguma situação em que o competidor não tem capacidade de se
defender, ou que sua vida está em perigo, o árbitro tem a obrigação de intervir
e declarar um vencedor.

 

TEMPOS DE LUTA NO ADCC

 

Aqui a gente tem que dividir em duas: 

 

SELETIVA (TRIALS)

 

Nos rounds classificatórios são 6 min.
Se necessário + 3 min prorrogação.

Nos primeiros 3 minutos não há
pontos, outros 3 minutos do tempo normal há pontos.

Pontos positivos e negativos são
válidos somente na segunda metade do tempo normal de luta e no prorrogação.

 

Nas finais são 8 min. | se necessário +
4 min de prorrogação.

Nos primeiros 4 minutos não há
pontos.

Outros 4 minutos do tempo normal
(metade da luta), passam a ter pontos.

Aqui tem uma diferença. Os pontos
negativos na final, se iniciam no começo da luta, mesmo quando não há pontos
positivos.

 

EVENTO PRINCIPAL MUNDIAL DO ADCC

 

Nos rounds classificatórios serão 10
min. Se necessário + 5 min de prorrogação

Nos primeiros 5 minutos não há pontos.
Outros 5 minutos e na prorrogação há pontos, tanto positivos quanto negativos.

 

nas finais, na final do absoluto, e
na superluta o tempo é de 20 min. Se necessário pode haver mais duas
prorrogações de 10 min cada uma. Ou seja, os caras podem lutar 40 minutos.

Primeiros 10 minutos não há pontos positivos (há
pontos negativos). Outros 10 minutos do tempo normal (metade da luta) há pontos
positivos e negativos. Ou seja, os pontos negativos se iniciam no começo da
luta, mesmo quando não há pontos positivos.

 

TÉCNICAS PERMITIDAS

 

  • Qualquer tipo de estrangulamento
    (exceto usar as mãos para apertar e fechar a traqueia).
  • Qualquer tipo de chave de braço, de
    ombro (omoplata, kimura, americana etc.) E de pulso (mão-de-vaca etc.).
  • Qualquer tipo de chave de perna,
    calcanhar ou de tornozelo.
  • Puxar o pescoço na guarda fechada.
    Quem está dentro da guarda fechada, puxa pra baixo o pescoço do oponente que
    está fazendo guarda. Direcionando o queixo ao peito.

 

 

TÉCNICAS ILEGAIS NÃO PERMITIDAS

 

Bate-estaca só é permitido se você
estiver dentro de uma finalização encaixada. Se o seu oponente soltar a
finalização quando você estiver indo aplicar um bate-estaca, você deve soltar
abandonar o bate-estaca, visto que o golpe não está mais encaixado.

  • Não é permitido chaves de cervical
    que travem ambos os ombros e coloque pressão para baixo no pescoço;
  • Não é permitido arremessar o oponente
    de ponta cabeça enquanto estiver aplicando uma queda;
  • Não são permitidos golpes traumáticos
    (socos, chutes, joelhadas, cotoveladas etc.);
  • Não é permitido dedo nos olhos ou
    dentro da boca;
  • Não é permitido agarrar as orelhas;
  • Não é permitido puxar os cabelos;
  • Não é permitido segurar menos que 4
    dedos da mão ou 5 dedos do pé;
  • Não é permitido usar o dedo polegar
    para pressionar os olhos, face, boca, ou para manipular a vestimenta do
    adversário;
  • não são permitidos arranhões ou
    beliscões;
  • Não é permitido morder;
  • Não é permitido apertar ou pôr
    pressão na região da virilha;
  • Não é permitido colocar as mãos,
    cotovelos ou joelhos no rosto do oponente;
  • Não é permitido aplicar guilhotina
    torcendo o queixo;
  • Não é permitido agarrar a camiseta,
    camisa de compressão ou bermuda.

 

PONTUAÇÃO DO ADCC  – PONTOS
POSITIVOS

 

A passagem de guarda vale 3 pontos,
assim como no jiu jitsu. E para poder ganhar os pontos, os juízes olharão pelo
controle. Como regra geral, 75% das costas de quem estiver por baixo defendendo
a passagem deve estar tocando o chão. Assim, contabilizam-se os pontos.

O joelho na barriga vale 2 pontos,
também igual o jiu jitsu. Porém a diferença é que no ADCC tanto o joelho de
fora, como o de dentro, no caso de quem estiver colocando o joelho na barriga,
pode marcar os pontos. O joelho tem de estar no centro da barriga, não nos
lados ou no peito. O oponente não pode estar de lado. Se você pontuar com
joelho na barriga e tirar o joelho da barriga por 3 segundos, e aplicar
novamente, você pontuará de novo. A posição da outra perna é irrelevante. Você
também pode estar controlando a cabeça e o braço do seu oponente.

 

A montada ou a montada invertida,
aqui tem bastante diferença do jiu jitsu. No ADCC ela vale 2 pontos. Ambos os
joelhos devem estar tocando o chão. Se o atleta que estiver embaixo, sofrendo a
montada, esgrimar as pernas enquanto o atleta de cima estiver montado, ainda há
pontuação. As costas de quem embaixo deve estar no chão. Ambos os joelhos devem
estar abaixo da linha dos ombros. Montada de costas sem os ganchos não pontua.

 

Quando houver passagem de guarda
diretamente para o joelho na barriga ou montada, só haverá pontos para a
passagem de guarda. Os pontos do joelho na barriga e da montada não serão
contabilizados.

  

A pegada de costas com ganchos, aqui
também tem bastante diferença com o jiu jitsu. A pegada de costas no ADCC vale
3 pontos. Tanto o uso dos ganchos quanto fechar o triângulo nas costas
contabilizam pontos. Se atleta que estiver controlando as costas tirar um dos
ganchos e ou soltar o triângulo por 3 segundos e colocar o gancho ou fechar o
triângulo novamente por 3 segundos, ele pontuará novamente.

 

Nas quedas a gente tem que dividir em
duas situações, a primeira delas, é quando eu quedo meu adversário e caio na
guarda ou na meia guarda, esse tipo de queda, vale 2 pontos.

 

Ambos os quadris/glúteos de quem tomar
a queda devem estar tocando o chão por 3 segundos. Se o atleta que estiver
tomando a queda encaixar uma finalização enquanto a queda é aplicada, os pontos
só serão válidos quando quem estiver quedando escapar da finalização e
estabilizar o adversário no chão por 3 segundos.

 

O outro tipo de queda é aquele onde eu
quedo o meu adversário e cai de guarda passada, ou nos 100 kg, que é chamada de
queda limpa, esse tipo de queda no ADCC vale 4 pontos. O atleta que estiver
aplicando a queda não pode estar sob ataque de alguma finalização e 75% das
costas do oponente devem estar tocando o chão. O atleta que aplicar a queda
deve estabilizar a posição por no mínimo 3 segundos

 

A raspagem e aqui meus amigos, tem uma
diferença bem grande com o jiu jitsu. Se você raspa e cai na guarda, ou na meia
guarda vale 2 pontos. É considerado raspagem quando dois atletas estão de
frente um para o outro, e há uma inversão de quem está por baixo para ficar por
cima e estabilizar a posição por 3 segundos, no mínimo. Quem aplicar a raspagem
não pode estar sob risco de alguma finalização encaixada.

 

Aqui temos a figura da raspagem limpa
(caindo com a guarda passada ou 100 kilos), esta meus amigos, valem 4 pontos.

 

E outra diferença grande com o jiu jitsu,
é que a reversão, é considerada raspagem.ou seja,  se um dos atletas
estiver por baixo, com a guarda passada ou com o oponente montado, e reverter a
posição, saindo debaixo e acabando por cima, há pontos. Ou seja, se você sair
da montada, ou sair do 100 kilos, e reverter a posição, há pontos. -se você
reverter e cair na guarda contabilizarão 2 pontos, e se você reverter e cair no
100 kilos, contabilizarão 4 pontos.

 

PONTUAÇÃO DO ADCC – PONTOS
NEGATIVOS – AS PUNIÇÕES E FALTAS

 

Quando um dos atletas puxar para a
guarda ou estiver de pé e sentar-se por qualquer razão, e se manter no chão por
3 segundos ou mais, ele será punido com um ponto negativo (-1). Ou seja, no ADCC
não pode puxar pra guarda.

 

Quando um dos atletas se separar e
evitar contato, andando para trás ou não procurar engajar na luta, ele será
punido com um ponto negativo.

 

Um lutador com falta de combatividade
será advertido pelo arbitro duas vezes e em seguida será punido com um ponto
negativo. Depois da primeira punição, não haverá mais advertências, e os pontos
negativos serão dados imediatamente, caso o atleta não tiver combatividade.

 

Se um dos lutadores estiver sendo
muito inativo e sem combatividade durante a primeira metade da luta quando não
há pontos, o árbitro irá dar advertências, por falta de combate e irá puni-lo
com um ponto negativo (-1) quando a segunda metade da luta se iniciar.

 

Quando houver os pontos negativos, o
árbitro irá pausar a para informar o atleta e o seu treinador da punição.

 

Se dois atletas e colegas de equipe
fizeram uma luta armada, ambos serão desclassificados do torneio.

 

OUTRAS REGRAS E RECOMENDAÇÕES

Se um dos atletas iniciar uma
finalização estando por cima,  e a posição acaber se invertendo e ele
cair por baixo, o atleta que estava embaixo não irá receber os pontos, visto
que quem estava por cima iniciou o ataque.

 

Se um dos atletas iniciar uma queda,
e ficar na posição de quatro apoios ao tentar fortemente finalizar a queda por
mais de 3 segundos e então puxar para a guarda, o atleta não será punido com um
ponto negativo.

 

Neste ponto aqui, tem uma recomendação muito interessante do ADCC:

Se durante a luta, durante aquele
embolo, você sair da área de luta em meio ao combate, NÃO PARE. Apenas o
árbitro pode parar a luta e ele irá retornar a luta no centro do tatame. Ou
seja, tão saindo na porrada, saíram da área de luta, estão na outra área de
luta, se o arbitro não falou nada… Continua a pancadaria… Só para se o
arbitro mandar

 

É importante lembrar que o ADCC não é
jiu jitsu, tem lutadores de várias modalidades, e a regra foi feita visando não
privilegiar ninguém e nenhuma modalidade.

VIDEO SOBRE A REGRA DO ADCC

Neste vídeo é explicada toda a regra do ADCC de maneira facil e descomplicada.

 

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