treino-jiu-jitsu
 

Vídeo 5 Sinais que você está treinando DEMAIS

 

Jiu Jitsu – 5 sinais de que você está treinando demais!

 

Quando eu comecei a treinar Jiu Jitsu, eu tinha uma obsessão com a quantidade de treinos que eu faria. Chegava a fazer 3 treinos em uma unica noite, eu chegava na academia as 18:00 e saia as 23:30. 

 

Eu tinha como objetivo fazer mais treinos, para que em cada treino eu pudesse tentar avançar um pouco mais do que no treino anterior. Se eu não treinasse pelo menos 2 vezes por dia, me sentia culpado e pensava que aquele dia tinha sido jogado fora. Na época, a minha lógica era bem simples, quando mais tempo eu passo no tatame, mais técnicas eu absorvo, e mais rápido evoluo. 

 

Você vai concordar comigo que uma das coisas mais legais no Jiu Jitsu, é que podemos utiliza-lo como ferramenta para a nossa evolução pessoal. É muito bom olhar uma posição, tentar fazer e não conseguir, mas depois de treinar bastante conseguir executa-la com êxito. Perceber sua evolução na habilidade e na capacidade em fazer os movimentos, é muito prazeroso.

 

Se alguém lhe dizer que você conseguirá todos os seus objetivos dentro do Jiu Jitsu, treinando pouco, ou não se esforçando, ou esta pessoa não entende nada de Jiu Jitsu, ou ela está mentindo pra você. O treinamento é a unica forma de evolução dentro do Jiu Jitsu. E o tema desde artigo é a relação entre quantidade de treinos versus a frequência de treinos, e eu tenho uma opinião bem formada sobre isso.
 
Quando se trata de Jiu Jitsu, muitas vezes o “menos” é sempre “mais”, você não precisa ser um acrobata para passar a guarda, pode fazer o simples, e você não precisa ter a flexibilidade de um ginasta para fazer guarda, basta adaptar seu jogo. Você pode analisar os campeonatos de faixas preta, em 90% dos casos são as posições simples que funcionam, as elaboradas e mais plásticas, dificilmente decidem uma luta.

 

 
E quando digo que muitas vezes o “menos” é “mais” estou falando principalmente da quantidade de treinos, pois na minha opinião muitos lutadores de Jiu Jitsu, vivem em eterno overtraining, e isso definitivamente é um limitante que sabota os seus resultados.

 

 

Overtraining e Jiu Jitsu

Overtraining tem por definição, nomear o excesso de treinamento, ou seja, quando uma pessoa treina de forma inadequada não respeitando os intervalos ou o tempo de recuperação. Ela treina sem um planejamento de volume x intensidade x pausas x recuperação dos treinos.
 
Temos que ter em mente que nosso corpo, absorve as cargas de treinamento de forma acumulativa, e isso quer dizer que se treinamos de forma excessiva sem respeitar os tempos de intervalo nosso corpo chegará ao limite, e não absorverá mais os treinamentos, e ainda por cima estará predisposto a lesões.

 

 
Abaixo listamos alguns sinais, que podem indicar que você está treinando demais:

 

 

1. Os reflexos estão demorados

 
Você está sendo raspado com facilidade, está perdendo muitas finalizações, e está insistindo demais em uma determinada posição sem ter efetividade, isto é sinal que seus reflexos estão demorados! Uma pesquisa com atletas olímpicos russos mostrou que excesso de treinos retarda os reflexos. Esta é uma das primeiras coisas que notamos quando uma pessoa está em Overtraining.

 

 

2. Falta de motivação para treinar

 
Eu concordo que as vezes é preguiça mesmo! mas aquela vontade repetida de ficar em casa, ou então quando o seu professor pede para repetir a posição 20 vezes para cada lado, e você não faz nem a metade, isso pode ser fadiga metal.  E a fadiga metal é como se o cérebro nos avisasse que estamos passando muito tempo fazendo a mesma coisa.

 

 

3. Você começa a aumentar o percentual de gordura

 
Você pode estar treinando 6 vezes por semana, mas perceber que seu corpo está ficando mais leve. Pelo excesso de treino, você pode estar queimando massa magra ao invés de gordura, o que fará com que eu percentual de gordura aumente, e seus ganhos diminuam. 

 

 

4. Dores musculares e cansaço constantes

 
Sabemos que infelizmente, a dor e as pequenas lesões são companheiras inseparáveis dos atletas. E Jiu Jitsu lesões nos dedos, dores musculares nos bracos e nas pernas são comuns. O problema é quando estas pequenas lesões, são aliadas ao “cansaço geral”, pode ser sinal que o seu corpo está lutando para lidar com ritmo e a frequência dos seus treinamentos.

 

 

5. Você fica doente com facilidade

 
Seu corpo está destinando os recursos para aquentar a carga de treinos, o que pode fazer com que sua imunidade fique mais baixa, portanto, dor de cabeça frequente, resfriados e gripes constantes, podem indicar que você está em overtraining.

 

 

O que fazer para não prejudicar o meu Jiu Jitsu?

 
Não tenha medo de tirar uma folga dos treinos de Jiu Jitsu. Eu sei que é estranho mas, às vezes treinando menos você irá melhorar o seu Jiu Jitsu, pois o corpo humano faz a sua recuperação durante o descanso. Vários especializas apontam que o descanso é tão importante quanto o treinamento. 

 

Você irá assimilar as técnicas de Jiu Jitsu de forma mais rápida e eficiente se estiver descansado. e isso sem falar que é bem melhor fazer um treino com o corpo e a mente revigorados, do que fazer três ou quatro treinos se sentindo apático, aborrecido e cansado.
 
Saulo Ribeiro, um dos maiores lutadores de Jiu Jitsu da história, em uma entrevista a um tempo atrás disse que ele tira de folga até duas semanas antes de uma grande competição.
 
Todo lutador de Jiu Jitsu, é um artista marcial, e como todo artista as vezes é necessário dar um passo para trás para analisar a sua tela. Tenho por regra algumas vezes por ano me desligar do totalmente do Jiu Jitsu por uma semana ou duas semanas. Ao “desligar” quero dizer realmente não ver e não fazer nada relacionado ao Jiu Jitsu. Isso significa que não assisto videos no Youtube, não leio revistas, e não fico pensando nas posições. 
 
Eu sei, é realmente muito difícil fazer isso, principalmente com algo que já é parte da minha identidade, mas garanto que vale a pena! – Pois quando eu volto para o tatame, me sinto mais leve, mais renovado e mais animado no que se refere ao Jiu Jitsu do que antes.
 
E se eu puder dar uma dica, experimente um descanso! O Jiu-Jitsu sempre será Jiu Jitsu, e vai estar lá quando você voltar. Eu prometo. =)

Tudo o que Você Precisa para Evoluir no Jiu Jitsu

🎯 Domine o Jiu Jitsu: A Arte Suave Descomplicada
Quer evoluir no Jiu Jitsu de forma prática e eficaz? Com meu curso Domine o Jiu Jitsu, você terá acesso a um treinamento completo que vai do nível iniciante ao avançado, com técnicas, conceitos e todo o suporte para desenvolver uma base sólida. Clique e descubra como esse curso pode transformar sua jornada na arte suave!

⛩️ Camisetas de Jiu Jitsu:
Exiba seu amor pelo Jiu Jitsu com estilo. Veja as opções exclusivas em Harai Camisetas.

🥋 Kimonos e Rash Guards com Desconto
Equipe-se com produtos de alta qualidade! Ao acessar este link da Braus, seu desconto é aplicado automaticamente. Ou use o cupom muitomaisacaojiujitsu.

🧃 Suplementos para Lutadores:
Mantenha sua energia e recuperação em dia com os melhores suplementos. Confira as opções em Suplementos para Lutadores.

🎯 Torne-se um Membro do Canal
Quer acesso a conteúdos exclusivos e benefícios? Seja membro do canal e faça parte da comunidade que mais cresce.

📚 Livros Essenciais para Lutadores:
Aprenda com as lendas! Confira os livros que recomendo para entender a história, as técnicas e o mindset dos grandes mestres do Jiu Jitsu.

💪 Fortaleça sua Pegada:
A pegada é fundamental no Jiu Jitsu. Fortaleça-a com os equipamentos ideais:

📖 E-book Grátis – A Origem do Jiu Jitsu
Quer entender a história e a evolução do Jiu Jitsu de forma rápida e prática? Baixe agora o nosso e-book A Origem do Jiu Jitsu Rápido e Fácil.

Conecte-se com a Nossa Comunidade:
📷 Nosso Instagram
📲 Nosso Telegram
🌎 Nosso Site


Aproveite cada um desses recursos para enriquecer sua prática e estar sempre um passo à frente!

Share.
Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Exit mobile version